Terraformação de Marte


Esse é o resumo do artigo "Terraformação de Marte", que pode ser encontrado completo e com as referências  em: < https://rarongi.blogspot.com/2018/06/terraformacao-de-marte.html > , O artigo aborda ideias para a colonização de Marte. Podemos citar James Green, Chris Mckay e Elon Musk como contribuidores para que esse projeto seja alcançado.

Marte é um planeta muito frio, seco, possui a atmosfera muito fina e não tem uma magnetosfera. Dentro dessas condições é impossível a vida como conhecemos consiga sobreviver lá. Por exemplo a falta de magnetosfera deixa a superfície do planeta exposta a radiação.
A temperatura média registada em Marte é -63° C (-81° F) com uma temperatura máxima de 20° C (68° F) e mínima de -140° C (-220° F).

Composição aproximada da atmosfera de marte no ano de 2018
95,72% de dióxido de carbono;
2,7 de nitrogênio;
1,6 de argônio;
0,2 de oxigênio;
0,07 de monóxido de carbono;
0,03 de vapor de água;
0,01 de óxido nítrico;



Para torna-lo mais susceptível a vida há algumas ideias. Entre elas é uma que é dividida por fase, que são:

1) Aquecimento de Marte:

Marte é um planeta que possuí uma atmosfera muito fina, devido não possuir um campo magnético. A criação de um campo magnético em marte faria com que a atmosfera ficasse mais grossa. Existem duas maneiras já pensadas para criar tal campo magnético, porem essas exigem construções gigantescas, o que talvez torne essas construções extremamente difíceis. Uma delas é criar um escudo protetor dos ventos solares, este ficará em orbita do planeta, e fara com que os ventos solares desviem do planeta, o que seria suficiente para criar um campo magnético em marte e aquece-lo, o que liberaria CO² na atmosfera presos nas calotas polares que geraria um efeito estuda, aumentando ainda mais sua temperatura.



Outra forma de construir um campo magnéticos é construir 12 cabos paralelos em 60 cm que rodeassem o planeta, esses cabos deverão ser construídos com materiais super-condutores que consumiriam uma potência de 1 gigawatt (GW), e seriam capazes de gerar um campo magnético artificial.


Para aquece-lo também seria possíveis quatro alternativas, que seria mais lógico faze-las as quatro somadas, que seriam: soltar bombas termo nucleares, colocar espelhos direcionados a sua orbita, desviar asteroides e cometas para atingirem marte e criar industrias que liberariam CO² na atmosfera.
 A respeito das bombas termo nucleares estão inclusas bombas atômicas de hidrogênio, e centenas de bombas dariam o recado. 



Sobre liberar gases com efeito estufa, sabemos fazer isso, pois estamos fazendo na Terra. Na Terra é um mau, mas para Marte será bom. Teríamos que montar fábricas em Marte que produzissem tais gases e liberariam no ambiente.

Para o aquecimento também poderá ser colocados espelhos na orbita de marte direcionando aos polos, fazendo o gelo ali presente derreter. Se fossemos utilizar apenas esses espelhos para aquecer o planeta esses deveriam ter aproximadamente 250 km de diâmetro, e pesariam aproximadamente 200 mil toneladas. Devido a esse motivo esses espelhos deveriam ser um recurso somado com os outros.

Em relação a desviar asteroides e cometas para atingirem marte, tais objetos celestes possuem água em seu interior o que aumentaria a presença de água liquida, e com seu impacto também aqueceria o planeta, ajudando a derreter o gelo dos polos. Esses asteroides e cometas estão localizados no cinturão entre Marte e júpiter.



2) Fertilizar o planeta

Com água liquida e clima mais quente poderia ser criadas colônias de fitoplanctons e outras cianobactérias, essas seriam criadas em biodomes. As cianobactérias retirariam gás carbono da superfície e transformariam em oxigênio por meio da fotossíntese, lembrando que é fundamenta oxigénio em grande quantidade para a vida animal no planeta. Essas bactérias ajudariam a fertilizar o solo também. Com os matérias já presentes e solo fertilizado próximo passo é levar musgos e algas, o que deixaria o solo mais fertilizado e aumentaria o nível de oxigênio. Depois levar grama e posteriormente pinos.




3) levar robôs e preparar ambiente

Seria necessário levar impressoras 3 d que criariam instalações com o próprio material encontrado lá.


No início da habitação de marte os humanos terão que âmbar com máscara de oxigênio e com roupas que simulem pressão na pele.


Problemas: como criar nitrogênio (estabilizador de ligações químicas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário